quinta-feira, março 30, 2006

Um pulo no Afeganistão

O caçador de pipas

Khaled Hosseini

Tradução de Maria Helena Rouanet

Editora Nova Fronteira

 

Apenas uma nota rápida, pois tenho que trabalhar.

Acho surpreendente este livro estar tanto tempo na lista dos mais vendidos. O livro é bom, aliás, é muito bom. Mas a história é triste e dura. Aliás, como escrever sobre um país como o Afeganistão de forma leve?

 

Fica a pergunta: o que vem atraindo tantos leitores para ele?

2 comentários:

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Eu acabei de terminar esse livro. Achei fraquinho, parece minissérie da Blobo. Não achei pesado, não. Não comparado com muito do que a gente lê por estas bandas. E achei mastigadinho demais, ele repete tudo mil vezes e, quando lembra de cada fato marcante da vida, como se não bastasse lembrar, ainda conta tudo de novo. Achei bem pobrinho. Também não entendo como é que vende tanto, mas sem dúvida a propaganda é mesmo a alma do negócio.

O Leitor disse...

É, deixando a leitura "dormir" um pouco, ouvindo algumas opiniões, acabo por concordar. Tem uma "montagem" meio forçada. Também me chamaram atenção para um viés meio colonialista, tipo os EUA são mesmo a terra da oportunidade onde os imigrantes são sempre bem tratatos e felizes e o resto é a barbárie. Consciente ou não, o autor passa essa imagem. Mas, essas críticas não tiram muitos méritos do livro. Vale lembrar que é o livro de estréia do cara. A narrativa em primeira pessoa é extremamente convincente e dá para esquecer que o narrador é um personagem. Isso só se perde nos encontros "literários" da trama, quando ele força um pouquinho a mão.
Obrigado pelo comentário ;-)