quarta-feira, novembro 28, 2007

O tempo da leitura

O tempo para leitura é um dos mais subjetivos que há. O da escrita também, mas isso é outra conversa.
Muita gente diz que há muito tempo não lê um livro por falta de tempo. Mas, não é por isso não, é por falta de coisas interessantes para ler. O Harry Potter, por exemplo. Todo mundo leu. Cada novo volume era um tijolo maior e as pessoas os lêem em dias, ou horas, eu inclusive.
Li o último volume em praticamente um dia, certamente em menos de 24 horas. Era uma necessidade, era preciso acabar para me livrar daquilo, da necessidade de ler o que eu já sabia, que Harry não ia morrer e que venceria o Voldemort. Quem é que não sabe o final da maioria das histórias que lemos (ou assistimos no cinema)? Não se trata de chegar ao final, mas de tudo o que acontece até lá. E, se a história for envolvente, o tempo da leitura invade o tempo de tudo o mais. "Mas", alguém pode dizer, "isso é leitura de consumo". Claro que é. E daí? São letras, palavras, frases, parágrafos e páginas, a base de toda a leitura. O tempo, na verdade, é aquele que precisamos para compreender o que lemos. Se a compreensão é direta e sem floreios, a leitura corre. Se precisamos elaborar e refletir, invariavelmente, o tempo diminui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não costumo acreditar nem em uma desculpa nem em outra,falta de tempo nunca foi motivo pra não ler,vc pode ler até no banheiro se quiser(hehe).Bons leitores,aqueles que gostam pelo simples prazer de ler sempre arranjam um lugar e tempo para o ato da leitura.agora não achar coisas interessantes pra ler isso não existe.Livros novos surgem de hora em hora(mesmo aqueles chamados de best-seller-não deixam de ser um livro/leitura propriamente dito)e livros "velhos" estão sempre ai para serem lidos e talvez relidos,por que não?!

belo artigo(post).fiquei contente de ver uma pessoa na comunidade de tradutores que tem um blog interessante.

Anônimo disse...

Não costumo acreditar nem em uma desculpa nem em outra,falta de tempo nunca foi motivo pra não ler,vc pode ler até no banheiro se quiser(hehe).Bons leitores,aqueles que gostam pelo simples prazer de ler sempre arranjam um lugar e tempo para o ato da leitura.agora não achar coisas interessantes pra ler isso não existe.Livros novos surgem de hora em hora(mesmo aqueles chamados de best-seller-não deixam de ser um livro/leitura propriamente dito)e livros "velhos" estão sempre ai para serem lidos e talvez relidos,por que não?!

belo artigo(post).fiquei contente de ver uma pessoa na comunidade de tradutores que tem um blog interessante.

Sue Pareico disse...

"Mas", alguém pode dizer, "isso é leitura de consumo". Claro que é. E daí?"
Sempre gostei de literatura fantástica. Leio desde os grandes como Poe, Maupassant, Gautier até Harry Potter. Uma vez disse que era fã do bruxinho numa comunidade para "entendidos" de literatura fantástica no Orkut e foi um problema. Isso é demais. Harry Potter é entretenimento, assim como os livros do super-produtivo Stephen King. E leio mesmo, sem o menor pudor.

Anônimo disse...

Ler semrpe é algo bom, faz bem pra mente e na maioria das vezes também pro coração e pra alma.

Acho que leio desde pequena, meu pai sempre me fez ver filmes legendados e isso me ajudou muito com a nossa "bela" língua portuguesa, se em 1992 eu já "lia", imagine agora...

Sabe... desde aquele tempo percebi o quanto as letras me encantavam e continuam me encantando diariamente.

Aliás, gosta de literatura fantástica?
Já leu "O senhor dos anéis" ? Leu "O Hobbit"? E já leu "Contos inacabados"?
Todos são do Tolkien, e recomendo para qualquer ser humano que se dá bem com as palavras.

Até mais...

Anônimo disse...

Consertando alguns erros de digitação:


semrpe = sempre


Até mais.